A retomada do Legião Urbana em 2011



FONTE: MTV

Se teve alguém que foi muito lembrado em 2011, ele se chama Renato Russo. Parece que foi ontem, mas já fazem 15 anos desde que Renato Russo nos deixou. Coincidência ou não, em 2011 aconteceu uma retomada do Legião Urbana, diversas homenagens ganharam formas artísticas e relembraram os bons tempos de uma cena rock que nascia em Brasília.

O revival de Renato e Legião virou tema para filmes e um show inesquecível no Rock in Rio. Até a MTV fez uma programação especial na data da morte do cantor, lembra?



Renato foi um dos maiores nomes do rock brasileiro, foram sete discos de estúdio e um álbum póstumo com o Legião, que conseguia estabelecer uma relação única com os fãs, uma espécie de devoção, coisa rara de se ver por aí.

No final dos anos 80, tudo mudou. O cantor contraiu o vírus do HIV, mas preferiu não tornar isso público. Em 1996, o público levou um susto quando a causa da morte de Renato Russo foi anunciada. Após 15 anos desse fato, o músico virou uma lenda, relembrado de diversas formas e o espírito do Legião se fez presente em 2011.

Rock in Rio

No Rock in Rio 2011, um dos shows mais emocionantes foi o tributo ao Legião Urbana, que contou com acompanhamento dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira e dos integrantes originais da banda: Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. 



Quem também participou da apresentação foram músicos como Pitty, Dinho Ouro Preto, Toni Platão, Rogério Flausino e Herbert Vianna, que cantaram os grandes sucessos do grupo.

Rock Brasília

Muitos dos músicos que participaram desta homenagem também estão presentes no documentário ‘Rock Brasília – A Era de Ouro’, que constrói um panorama sobre a cena de rock efervescente em Brasília nos anos 80/90. O filme foca em três bandas: Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, costurando a história do rock brasiliense.



Segundo Marcos Ligocki, produtor executivo do filme, Wladimir começou a reunir material para o doc desde os anos 80. “Uma das entrevistas com o Renato foi feita pelo próprio Wladimir, que guardou o depoimento por anos”, disse Ligocki. O que motivou tirar o projeto do papel para os realizadores foram os 50 anos de Brasília, como uma forma de homenagear a cidade.

O resultado não poderia ser melhor, estreou no Festival de Cinema em Paulínia, onde levou o prêmio de melhor documentário e ainda está em cartaz nos cinemas para quem quiser conferir.

Outros Filmes

Além de Rock Brasília, em 2012 estreiam mais dois filmes da leva Legião Urbana. No início de julho, começaram as filmagens de ‘Somos Tão Jovens’, uma cinebiografia de Renato Russo, que vai mostrar anos anteriores a criação da banda. O papel do cantor será de Thiago Mendonça e a direção de Antonio Carlos da Fontoura. 



Outro filme sobre o tema será ‘Faroeste Caboclo’, inspirada na música homônima, que conta a saga de João do Santo Cristo. João deixa Salvador em busca de uma vida melhor e vai para Brasília, onde acaba se envolvendo no tráfico de drogas. Dirigido pelo brasiliense Rene Sampaio, o filme previsto para estrear ainda em 2012, será aguardado para o ano que vem.

Sem contar na música tema de ‘O Homem do Futuro’ é ‘Tempo Perdido’, cantado por Aline Moraes e ‘Wagner Moura’ numa festa a fantasia dos anos 90.



Coincidência?

Apesar de Renato ter nos deixado há 15 anos, ele e sua Legião ainda fazem parte do nosso presente. Mas em 2011, a presença foi ainda mais forte, de uma forma consciente ou não. Todos os filmes foram produzidos em anos diferentes, mas a finalização e a exibição culminaram numa mesma época.


O show do Rock in Rio foi a parte de todas essas produções e só confirmou que os fãs também compartilharam dessa energia. O motivo? Porque foram 15 anos da morte, porque Brasília fez 50 anos ou porque os anos 90 estão voltando com tudo. 

Não importa. 2011 foi um ano em que ficou claro que Renato ainda deixou uma Legião por aí, agora só de fãs.

5 Comentários:

Realmente, Legião Urbana foi muito citada e homenageada esse ano. Nada mais justo! Eu, como uma fã, assisti Rock Brasília e estou louca para ver os outros que estão por vir, principalmente Faroeste Caboclo. Adoroo Legião Urbana e acho que temos sempre que lembrá-la, já que bandas como esta não podem ser esquecidas nunca!! Pena que nunca fui num show deles.. era muito novinha pra isso =T Fato é que Renato Russo era FODAAAAA e jamais será esquecido!! twitter: @amanda2q :)

Que lindo esse post!Realmente,em 2011 Legião foi muito mais tocado e visado,e seja qual foi o motivo,foi muito merecido!
Tá pra nascer alguém tão especial e genial quanto Renato,na verdade,é impossível.Ele era único:criativo,inteligente,sensível,visionário,talentoso,enfim.A perfeição.

Nada mais justo que homenagear a maior banda de rock brasileira, mesmo depois de 15 anos da morte do maior compositor que o Brasil já viu e após desintegração da banda. Espero que essa nova geração, denomidada por Renato de "Coca-Cola", possa mudar e revolucionar a música no país, usando de metáforas ou ''diretas'' para fazer críticas sociais, políticas aos erros da sociedade, e que nos façam repensar, que nos façam agir!!!
TRIBUTOS À LEGIÃO URBANA

Que tal postar um comentário?!